domingo, 30 de janeiro de 2011

Post #6



Hoje acordei inspirado, e a única coisa que me inspira mais do que os olhos verdes de uma linda irlandesa, é a cerveja.


Nesse post irei contar um pouco da história dessa bebida que é muito apreciada no mundo todo, por todas as classes, por toda a história.


Ela é produzida através da fermentação do amido, que por sua vez pode ser derivado do malte da cevada, do milho, arroz ou do trigo. Ela era conhecida pelos sumérios, egípcios e pelos mesopotâmios desde 4000 a.c.  Como os ingredientes para sua produção podem variar de região para região, a cerveja pode variar em sabor, cheiro e cor, cada uma recebendo uma denominação diferente. A mais comum aqui no Brasil é a Lager Pilsner, que por sua vez tem o nome derivado da cidade de Plzeň na República Tcheca.

A noticia mais antiga que se tem da cerveja vem da Suméria, que era localizada na desembocadura dos Rios Tigre e Eufrates.
Essa ancestral informação sobre a cerveja está localizada em uma placa que os arqueólogos chamam de Hino à Ninkasi, a deusa suméria da cerveja. Nesta placa contém evidencias que provam que a civilização suméria já produzia cerveja em seu tempo. Em contrapartida, na Babilônia, outra das maiores civilizações antigas, a cerveja já existia em diversos tipos de variações, originada de várias combinações de aromas, plantas e também mel.

No antigo Egito é descrito que a cerveja era bebida por aqueles que não podiam comprar vinho. Inscrições nos famosos hieróglifos descrevem o gosto desse povo pela chamada henket ou zythum(nomes dados para a cerveja). O faraó Ramsés III ficou conhecido como O Faraó-Cervejeiro após doar ao templo de Amon 466.308 ânforas de cerveja ou aproximadamente 1 milhão de litros!!

Viajando até a região do Lácio, veremos que a cerveja teve uma importância durante os primeiros dias de Roma, mas, foi destronada pelo vinho, a cerveja passou então a ser considerada a bebida dos povos bárbaros.
A maior parte das cervas conhecidas até pouco tempo era do tipo Ale, as tão consumidas Lagers foram descobertas por acidente no século XVI quando a Ale era estocada em cavernas frias por longos períodos de tempo. O tão conhecido lúpulo que confere a cerveja seu maravilhoso gosto amargo e age como um preservador natural foi introduzido a cerveja nos tempos medievais por monges do Mosteiro de San Gallo, na Suíça.

Agora, muitos não-leitores devem beber cerveja e as conhecem pelas marcas: Skol, Antártica, Schincariol, Brahma, o cacete a quatro e suas propagandas ridículas e machistas. Eu sinceramente abomino essas propagandas e digo a vocês que o prazer de se apreciar uma cerveja não é aquilo mostrado a vocês todos os dias por essas propagandas televisivas. A cerveja tem que ser apreciada em cada golada em qualquer ocasião em que ela esteja presente.

Com este pequeno resumo da epopéia da cerveja, Eu, seu querido não-escritor deixo a vocês, meus queridos e queridas, não-leitores e não-leitoras um pequeno guia com as descrições dos tipos mais comuns de cervejas:

Lager: O tipo mais consumido no mundo, nessa classificação encontra-se um dos tipos mais populares de cerveja existente a: Pilsner ou Pilsen entre as Pales Lagers junto com a Premium e também se encontra a Malzbier entre as Dark Lagers.  

Ale: Difere das Lagers pela fermentação em temperatura alta, é também a cerveja mais antiga de todas. Nela se encontra a American Pale Ale, Irish Red Ale e a English Brown Ale.

Stout: Cerveja negra e opaca, com um sabor forte e alto teor alcoólico, pois remonta uma era em que parte da produção de cervejarias inglesas era exportada para a Rússia e para os outros países bálticos, sua representante mais famosa é a irlandesa Guiness. Entre seus subtipos podemos ver a Dry Stout, a Russian Imperial Stout e a Sweet Stout.

Porter: a Porter por sua vez é nada mais, nada menos que uma Stout mais suave e com menor teor alcoólico. Entre seus subtipos podemos ver a Robust Porter e a Brown Porter.


É isso, meus amigos não-leitores o post acaba aqui, mas, quem quiser saber mais sobre cervejas poderá consultar o site brejas.com.br. Lá tem bastante informação a respeito desta maravilhosa bebida.
Fontes:
A mesma de sempre
Brejas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário